Enquanto estudava para obter um diploma em Gestão de Agronegócios, Vincent descobriu uma paixão pelo discipulado e pelo ministério e assumiu que deixaria a agricultura para trás. Ele escreve: “Eu pensava que ministério cristão era apenas no púlpito.”
O Vincent de há dez anos teria ficado surpreendido ao descobrir que ele agora lidera o programa Farming God’s Way (“Agricultura à Maneira de Deus”) de A Rocha Quénia. Esta abordagem agrícola centra-se no aumento da produção de alimentos para os seres humanos, bem como no bem-estar de todo o ecossistema. O solo não é perturbado (plantio direto), a sua superfície é coberta com folhas mortas e outras matérias biodegradáveis (cobertura morta) e é encorajada uma diversidade de espécies através da rotação de culturas. A Agricultura à Maneira de Deus inspira-se nos princípios bíblicos. Aqueles que a ensinam em África dizem que a maior causa da fome é esperar pela chegada das chuvas para plantar. A Agricultura à Maneira de Deus tem em conta os muitos ritmos que Deus teceu na criação – dia e noite, estações e ciclos de vida: tudo feito no seu devido tempo.
Trabalhando com igrejas, Vincent e a sua equipa ensinam a Agricultura à Maneira de Deus para capacitar os membros da comunidade, que muitas vezes vivem em condições de grande dificuldade, a obter uma melhor produtividade das suas explorações agrícolas e, ao fazê-lo, a respeitar e cuidar do resto da criação de Deus à sua volta.
Vincent diz: “Com o tempo, passei a ver o ministério de forma diferente. A declaração de missão de A Rocha Quénia mostra claramente aquilo para que estou a ser moldado: Pessoas transformadas, natureza conservada.”