Há apenas 200 anos, as aves marinhas enchiam as nossas florestas costeiras e todos os anos, milhares de aves marinhas afluíam à nossa linha costeira para criar os seus filhotes. Não é por acaso que somos conhecidos como a Capital Mundial das Aves Marinhas.
Até há pouco tempo a última espécie de ave marinha remanescente no Monte Karioi, o fura-bucho-de-face-cinzenta Pterodroma gouldi (em maori, Ōi) estava a lutar para se reproduzir. Agora, devido ao trabalho árduo da nossa equipa, temos de novo pintos a sobreviver com sucesso!
O Projeto Karioi inspira a espantosa comunidade local de Raglan a tomar uma posição pela natureza e a proteger os lugares que amamos. Juntos, estamos a inverter a maré da perda da biodiversidade e a reconstruir com sucesso o nosso canto do mundo. O nosso trabalho está centrado no monte Karioi, e na costa, zonas húmidas e praias circundantes. Devido ao controlo extensivo de predadores e à monitorização de aves marinhas, estamos agora a ver pinguins-azuis Eudyptula minor a vaguear pela praia e as nossas vulneráveis aves marinhas, e os Ōi a reproduzirem-se com sucesso em tocas ao longo da costa.
Em apenas 10 anos, o projeto já conseguiu:
O Projecto Karioi inspira a espantosa comunidade Raglan a tomar uma posição pela natureza, inverter a maré da perda de biodiversidade e refazer com sucesso o nosso canto do mundo. O programa educativo d’A Rocha permite aos jovens de 6-18 anos construir cabanas de sobrevivência no mato, apanhar os predadores que ameaçam a incrível vida selvagem nativa da Nova Zelândia e iniciar fogos com pedra e aço. Na maré baixa, falam das estrelas do mar e dos caranguejos que vivem nas poças de maré dos mundialmente famosos surf spots de Raglan.
Através de actividades e jogos práticos, A Rocha Nova Zelândia ajuda as crianças a familiarizarem-se com uma variedade de ecossistemas e habilidades. Eles aprendem sobre o papel das dunas na prevenção da erosão. Podem então encorajar amigos, familiares, e até estranhos a não caminhar por este habitat frágil. Muitas vezes desenvolvem uma apreciação e amor por uma variedade de habitats e querem tomar conta deles. Os estudantes mais velhos aprendem mais competências práticas de conservação, tais como controlo e monitorização de predadores, mapeamento com GPS e navegação com uma bússola. Encontram kite flyers, instrutores de caiaque, ecologistas e surfistas. Eles vêem os ecossistemas de uma perspectiva diferente. Muitos estudantes regressam termo após termo para as actividades em mudança e amizades crescentes. Ao aprenderem e brincarem juntos, os estudantes desenvolvem a confiança. Aprendem novas competências e expandem a sua curiosidade enquanto se envolvem com o mundo natural. Desenvolvem a sua resiliência para enfrentar o que quer que venha.
Nos últimos anos, este projeto já viu:
Veja mais pormenores na página web e na página Facebook de Karioi Project
Saiba mais sobre A Rocha New Zealand
Saiba mais sobre o nosso programa marinho internacional
Faça um donativo para o programa de educação ambiental na Nova Zelândia